Tags

, ,

Oi, Como vocês estão? Primeira cerveja. Primeiro trote. Primeiro amigo. Primeiro amor. Últimas palavras. Miles Halter estava em busca de um Grande Talvez. Alasca Young queria saber como sair do labirinto. Suas vidas se colidiram na Escola Culver Creek, e nada nunca mais foi o mesmo.

untitled

Apesar de ser o primeiro livro que li do John Green, devido comentários de outros resenhistas, pude perceber o quanto majestosos são os livros desse autor. Sua característica principal é escrever para jovens adultos, explanando a vida, os desejos e os dramas da adolescência, tudo com muito primor. Mesmo com todos me pedindo para ler A Culpa é das Estrelas, não cedi aos encantos dessa história e preferi começar por um dos livros do qual mesmo com críticas do tipo que não acharam esse livro ‘lá essas coisas’ e não entenderam ‘todo o alarde dele’. Com isso em mente, tentei esvaziar todas as expectativas em relação a ele. Peguei para ler como um curioso. Essa atitude de limpar a mente é um ótimo exercício. Principalmente porque você não é influenciado pelas experiências das outras pessoas, criando a sua própria expectativa em relação ao que lê.

Quem é Você, Alasca? Conta a história de Miles, um garoto, que é colecionador de últimas palavras de grandes personalidades, que vai ao colégio interno pela primeira vez. Lá ele precisa dividir seu quarto com outro garoto, Chip, mais conhecido como Coronel. Ele conhece a situação difícil de morar num lugar desses, sofrendo trotes e conhecendo a hierarquia social entre os alunos, também pela primeira vez. Além do Coronel, Takumi, Lara e Alasca viram seus amigos. Essa última, uma garota incrível, interessante, fugaz e que tem uma mega biblioteca no seu quarto.

Alasca é uma personagem marcante. Dos livros no seu quarto, ela diz que leu apenas 1/3 deles, mas que pretende ler os outros quando tiver tempo (também se identificou?). Ela também se diz feminista e, algumas vezes, repreende as atitudes machistas dos seus colegas. Sua personalidade é instável e seu passado, um verdadeiro mistério (vamos descobrindo um pouco de sua história ao longo do livro). Miles, agora apelidado ironicamente de ‘Gordo’, é mais um que não resiste aos seus encantos.

Ao recorrer do livro, conseguimos aprender um pouco com o professor de Religião de Miles, o Sr. Hyde e a matéria dele vai ser um dos pontos mais importantes para entendermos o enredo e o desfecho. Por esse motivo, acho a obra tão legal. Há um questionamento, uma reflexão e um entendimento dos porquês que só o espiritual pode explicar. Vi que alguns leitores ficaram pra baixo e tal, mas confesso que estava mais interessado na discussão acerca do fato, do que do fato em si.

Quem é Você, Alasca? Foi o primeiro livro publicado por John Green e o primeiro livro do autor que li, acredito que já se tornou um dos meus favoritos. Ele não subestima a inteligência dos leitores, e a leitura flui normalmente, principalmente por causa da personalidade das personagens do enredo, que são divertidíssimas. Enfim, não espere que este vá ser o melhor livro da sua vida, mas vale a pena dar uma chance. Você não vai perder tempo lendo, pelo contrário. A história faz questão de te fisgar de uma maneira que é difícil largar depois.

Eu queria ser seu último amor. Mas sabia que não era. Sabia e a odiava por isso. Eu a odiava por não se importar comigo. Eu a odiava por ter me deixado naquela noite. E odiava a mim mesmo por tê-la deixado ir embora, porque, se eu tivesse sido suficiente, ela não teria querido ir embora. Simplesmente teria se deitado comigo, conversado e chorado. E eu a teria ouvido e teria beijado as lágrimas que caíam dos seus olhos.

Adquira o seu:

http://migre.me/nvxta | http://migre.me/nvxwo | http://migre.me/nvxFn

NICK NERDBOOKS 2

