Tags

, ,

Oi, como estão? Qual foi o primeiro filme de terror a que você assistiu? Você se lembra daquele filme que o deixou com os olhos arregalados, no escuro do seu quarto, sem conseguir dormir? Que livros fizeram você sentir um frio na espinha e pular de susto ao menor ruído? Em Dança Macabra, Stephen King revela como o fenômeno do horror foi explorado pelo cinema, pela literatura, pela tevê e pelas demais mídias ao longo de diferentes épocas. Da literatura gótica de Mary Shelley até o horror explícito de H. P. Lovecraft. Do terror psicológico de O bebê de Rosemary até o banho de sangue de O massacre da serra elétrica.

9788560280957_ebook_grande

Já tinha citado o King eu uma das resenhas, mas percebi que ainda não havia colocado nenhuma resenha dele aqui no blog. O King está entre meus autores preferidos, pois seus livros conseguem me prender de uma forma que dificilmente demoro a ler. Dança Macabra é um livro onde o gênero de terror como um todo é analisado por um dos seus maiores contribuintes: o próprio Stephen King.

King, nos leva a uma viagem por 30 anos de histórias de horror, ele começa falando brevemente da necessidade que as pessoas têm de achar que um escritor de terror deve, obrigatoriamente, ter algum distúrbio psicológico que o levou a escolher este gênero. Aceitando esta ideia, procura, em seu passado, o ponto onde se tornou “essa pessoa diferente”. Também faz uma ótima análise sobre os protótipos do terror, como o vampiro, o lobisomem, monstro e o fantasma.

Os capítulos são separados por formas de horror, aqueles que falam sobre cinema, os que falam sobre a televisão, os que falam na rádio e o mais natural, os que falam em livros, onde são analisados muitos dos clássicos como O Bebê de Rosemary, O Massacre da Serra Elétrica, Psicose, O Exorcista, Os Mortos-Vivos, O Incrível Homem que Encolheu, etc. O livro foi publicado em 1981, e esta é uma informação que deve ser lembrada a todo momento. Além disso, o material analisado (o terror produzido entre 1950 e 1980) tem como base a realidade dos EUA.

“Dança Macabra” é perfeito para quem realmente gosta do gênero do terror e pode ser mais bem aproveitado ainda por quem conhece bem o assunto. No final, Stephen King passa uma lista de sugestão de aproximadamente 100 filmes e 100 livros, para a qual eu digo “amém” de olhos fechados.

 A Boa história de terror vai se embrenhar no seu centro vital e encontrar a porta secreta para a sala que você acredita que ninguém além de você conhecia (…) o desconhecido nos amedronta… mas nós adoramos dar uma olhadinha às escondidas.

5 ESTRELAS

5 ESTRELAS

NICK NERDBOOKS 2

Anúncios