Tags

, ,

Oi, como estão?

Sinopse:

foto-2Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Título: Água para Elefantes
Título original: Water for Elephants
Autor: Sara Gruen
Ano: 2006
Páginas
: 272
Editora: Sextante – Rocco/Arqueiro

Resenha:

Água para Elefantes narra à aventura do jovem Jacob Jankowski, estudante de veterinária, que perde os pais num trágico acidente automobilístico, se vendo completamente perdido e sozinho no mundo. Num momento de desespero, sai sem rumo e acaba embarcando no trem do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra, iniciando suas aventuras e desventuras. Mesmo não tendo terminado a faculdade, Jacob, começa a trabalhar no circo como veterinário e lá encontra as suas duas paixões. A jovem talentosa Marlena, casada com o inconstante, violento e prepotente August – chefe do setor de animais – e a elefanta Rosie, que foi comprada para ser a salvação do circo, mas aparentemente não sabe fazer um truque sequer.

O livro é intercalado por duas realidades: capítulos que narram a rotina de Jacob atualmente, que vive numa casa de repousos já com 90 (ou 93) anos, onde revive suas experiências de trabalho em circos, e capítulos que de fato descrevem o dia-a-dia do recém-contratado veterinário do Circo Irmãos Benzini.

Apesar da escrita impecável e da trama misteriosa, a leitura demorou a fluir. Confesso que me senti mais envolvido com a história depois de 100 páginas. Apesar disso, fiquei totalmente encantado com as descrições da autora. Sara Gruen, com base em estudos, visitas em zoológicos e histórias reais de elefantes, criou uma narrativa muito intrigante. ‘Água para Elefantes’ é um livro inteligente e realista, uma verdadeira viagem ao espetáculo da vida, que guarda tantas lutas e batalhas, mas também tantos aprendizados e ‘magias’ ao longo da história.

Em relação ao filme, tenho que dizer que fiquei um pouco decepcionado. Nele Marlena parece fria e arrogante. Não há química entre ela e Jacob. A relação aparenta ser algo muito forçado. As cenas são bem feitas e apesar de algumas mudanças, o roteiro não fugiu muito do que é retratado no livro. Rosie é a personagem que mais sofre e que tem o papel fundamental no desfecho da narrativa. É impossível não se apaixonar por ela – tanto no livro quanto no filme.

Meu coração bate tão forte que, apesar do rugido da multidão, ouço o fluxo do sangue atravessando os meus ouvidos. Sinto-me explodir, transbordar de amor.

4 ESTRELAS

BOM!

assinatura wemerson

Anúncios