Tags

, , , , , , ,

capa-achados-perdidos

Fonte: Google

Sinopse:

Millie Bird é uma garotinha de apenas 7 anos que já sabe muita coisa. Ela já descobriu que todos nós um dia vamos morrer. Em seu Livro das Coisas Mortas, ela registra tudo o que não existe mais. No número 28 ela escreveu “Meu Pai”. Millie descobriu também, da pior forma possível, que um dia as pessoas simplesmente vão embora, pois a mãe dela, abalada com a morte do marido, a abandona numa grande loja de departamentos. Ela só não está triste porque conheceu Karl, o Digitador, um senhor de 87 anos que costumava digitar com os próprios dedos frases românticas na pele macia de sua mulher. Mas, agora que ela se foi, ele digita as palavras no ar enquanto fala. Ele foi colocado pelo filho em uma casa de repouso, porém, em um momento de clareza e êxtase, ele escapa, tornando-se então um fugitivo. Agatha Pantha é uma senhora de 82 anos que mora na casa em frente à de Millie e que não sai mais, nem conversa com ninguém, há sete anos. Desde que o marido morreu, ela passou a viver num mundinho só dela. Agatha preenche o silêncio gritando, pela janela, com as pessoas que passam na rua, assistindo à estática na televisão e anotando em seu diário tudo o que faz. Mas, quando descobre que a mãe de Millie desapareceu, ela decide que vai ajudar a menina a encontrá-la. Então, a adorável garotinha, o velhinho aventureiro e a senhorinha rabugenta partem em uma busca repleta de confusões e ensinamentos, que vai revelar muito mais do que eles imaginam encontrar.

Título: Achados & Perdidos 
Título original: Lost & Found 
Autor: Brooke Davis
Ano: 2016
Páginas:
252

Editora: Record

Livro cedido através da parceria com a editora

4 SABRES

Skoob | Goodreads | Compre

Resenha:

Em Achados e Perdidos, Davis destemidamente desencadeou uma forma própria de expor sua opinião sobre o subúrbio australiano. Ela permite que o leitor veja o mundo como cada um de seus personagens vêem, através da sua voz narrativa única como eles processam o que vêem diante deles e refletem sobre suas vidas e as pessoas que lhes são compartilhados. Suas observações exalam uma crueza convincente de honestidade – uma mistura potente dos extremos da maravilha infantil e da experiência cansada do mundo.

16707sk1472311886g

Fonte: Google – Brooke Davis

Se este romance tem uma fraqueza, é que algumas das ações das personagens parecem um pouco arbitrária, por vezes – eles são um veículo para o desenvolvimento do caráter em vez de uma progressão da história.

Millie, Karl e Agatha são companheiros improváveis, que encontram uns aos outros através de seu senso individual de perda. Eles partem em uma viagem inesperada para encontrar a mãe de Millie, mas descobrem muito mais do que podiam imaginar ao longo do caminho.

Millie é a primeira personagem que conhecemos e, a princípio, ela parece como qualquer outra menina. No entanto, muito rapidamente você percebe (mesmo antes de Millie), que, como sua mãe a leva a um shopping e anda mais e mais fora da linha de visão da filha, ela não pretende voltar. A partir deste momento seguimos Millie através de seu doloroso contudo engraçado tempo sozinho. Brooke Davis define o tom apenas para a direita e faz com que eu realmente sentisse pena de Millie, mas, em seguida, rindo alto em seus pensamentos e memórias internas também. Eu pensei que as pequenas notas que Millie deixou para a sua mãe pudesse a encontrar novamente, um toque incrivelmente realista e suave.

dsc_0003

Fonte: Srta. Bookaholic

Karl está de luto por sua mulher e anseia tocar em seu braço só mais uma vez. Ele escapou de uma casa de repouso e encontrou refúgio em uma loja de departamento. Ambos, ele e Millie, são invisíveis entre a azáfama dos compradores, até que um dia eles não são. Ambos devem enfrentar o mundo grande e mau fora das portas da loja. Semelhante a minhas primeiras impressões de Millie, meu coração se partiu ao ler sobre Karl, o digitador solitário, que já não tem um propósito. Curiosamente, porém, ao longo leitura, muitas vezes eu esqueci que Karl era idoso e que a sua dupla era uma jovem.

Por último, mas não menos importante conhecemos a Agatha, mas desta vez, apesar de ser uma eremita por escolha depois da morte de seu marido, ela só me rachou acima. Quem não gostaria de gritar para fora exatamente o que você pensa o tempo todo? Seus comentários sobre o sexo especialmente, me causou histeria. Quando sua vida e a de Millie se cruzam, eu quis saber como ela iria agir em relação a pequena Millie, mas fiquei impressionado com sua atitude de maior responsabilidade, que veio do nada. De certa forma, eu poderia até imaginar que Millie iria aspirar a ser como Agatha quando mais velha.

Mesmo que eu gosto de mergulhar em um livro, é raro eu rir ou chorar durante a leitura, então quando eu encontro um que me faz fazer, isso significa muito. Eu não chorei, mas passei boa parte do livro rindo das aventuras deste trio. O único lugar que eu pensei que a história caiu, infelizmente, foi o fim. Eu senti que era muito apressado e não se encaixava com o ritmo natural que precedeu. No entanto,deixando isso de lado, esta é uma estreia fantástica, o que foi difícil de largar. A autora conseguiu escrever um conto comovente e emocionante, que irá derreter até o mais duro dos corações.

Siga! Curta! Comente! Compartilhe!
