5 Estrelas, Resenhas

Resenha: 666 O Limiar do Inferno, Jay Anson

Sinopse:

O casal Keith e Jennifer volta pra casa após curtas férias e, atrás de seu quintal percebe uma casa que não estava lá antes: um casarão vitoriano que foi transportado até lá enquanto viajavam. Acontece que a casa não é necessariamente abençoada: ao investigá-la, Keith descobre que o antigo morador assassinou a amante e o cunhado lá dentro. Mas a casa causa certas sensações estranhas nele, justificadas conforme o desenrolar da história. Uma série de acontecimentos estranhos se inicia.

Título: 666 O Limiar do Inferno  
Título original: 666
Autor: Jay Anson
Ano: 1981
Páginas:
252

Editora: Círculo do Livro

5 SABRES

Skoob | Goodreads | Adquira

32501294663062g

Sobre o autor

É comum que os romances de Jay Anson conduzam o leitor a um mundo desconhecido, que foge de nosso controle, sempre baseado em forças sobrenaturais, sempre manifestadas por entidades demoníacas. Seu vasto conhecimento em teologia sempre atualizadas nas novas pesquisas realizadas em domínios da parapsicologia o tornou referência nesses tipos de enredo com ligações e fatos com o submundo.

Com a carreira iniciada em 1937, atuando profissionalmente como copy-desk na redação do “Evening Journal” de Nova York, Jay Anson mais tarde ainda atuou na área de publicidade (produção sempre foi seu forte). Pouco mais adiante fez parte da companhia Profissional Films, Inc. e mora em Nova York. Mas para chegar em sua posição, Jay Anson redigiu mais de quinhentos roteiros de documentários para a televisão americana. Entre uma de suas obras mais mencionadas está o “Horror em Amityville”, publicado pelo Círculo, foi baseado em fatos reais (o que o tornou bastante interessante para os leitores), a obra foi amplamente divulgada pela imprensa. Jay Anson nasceu em 4 de novembro 1921 e morreu em 12 de março de 1980, aos 58 anos. O livro “666 No Limiar do Inferno” foi publicada também pela Círculo do Livro S.A. em 1981, um ano após sua morte. Traduzido por Gilberto Domingos do Nascimento e com layout da capa de Tide Hellmeister.

s_401601-mlb20349841420_072015-o

Sobre a Obra

É muito difícil resenhar uma obra sem deixar que o spoiler tire a magia do inesperado, portanto irei me concentrar em esclarecer que obra vocês meus #Nerdbookaholics, estão a conhecer sem tirar a magia do suspense contida nesta obra. Spoiler de um livro de suspense, horror e terror seria cruel, não acham? Enquanto aperfeiçoo minhas técnicas como resenhista sem dar spoilers, tentarei mantê-los apenas atualizados pelo o que lhes esperam.

O livro conta a história de uma mansão assombrada, cercada de mistérios e crimes. Entendam como ela se passa: No dia 10 de setembro de 1978, uma casa de madeira, branca e amarela, marcada por um duplo assassinato a cinco anos atrás, foi colocada em uma carreta e transportada para Pugget Sound. A casa de dois andares foi guinchada e colocada em numa enorme barcaça e rebocada para o mar. A tal casa em estilo vitoriano, permanecia vazia desde 1973, quando James Beaufort cometeu nela um duplo assassinato. A brutalidade deste crime abalou a pacata área residencial da cidade de Seattle. O advogado de Beaufort negou que seu cliente fosse forte o suficiente para cometer tais assassinatos. Mas olha que surpresa, pessoal: De maneira inesperada, no julgamento Beaufort confessou ambos os crimes aos jurados. Em 1974 após o crime que aparentava ser mais um caso de crime passional, movido pelo ciúme que fez Beaufort assassinar sua esposa e o seu cunhado, Beaufort passou a cumprir uma pena de vinte anos da Penitenciária Federal da Ilha McNeil. Logo já achei estranho pelo fato do crime ter sido movido por ciúmes, o que me deixou pouco crente no poder sobrenatural que eu poderia experimentar no livro, mas segui em frente, mesmo assim. Pouco se sabe ao certo sobre esse crime cometido pelo sr. James. Apenas o que ele dizia e isso podia ser uma forma elementar de provocar os leitores mais atentos, de qualquer forma eu continuei a tentar entender a ideia do cinismo desta história e não muito demorou.

A casa meus caros amigos e leitores, era um belo exemplo de uma arquitetura de meados do século XIX, que permanecia sob os cuidados da imobiliária Spatz, a mesma imobiliária que alugou a casa para o sr. Beaufort. A casa passava pela cisma e fama dos tais assassinatos, que acabou dificultando seu aluguel para novos inquilinos, enquanto muitos outros diziam que a casa era assombrada. De acordo com a imobiliária várias ofertas foram dadas na casa nos últimos anos, mas a imobiliária necessitou recusar todas, por ordem do proprietário que as rejeitou.

Vejam que estranho meus caros seguidores do Nerd Books, a imobiliária Spatz, diz nunca conhecer pessoalmente o proprietário, nem mesmo conhecem alguém que já o tenha visto em alguma ocasião. Ela não tem nem ao menos o endereço do tal proprietário que era conhecido apenas pelo registro no cadastro imobiliário como um tal sr. Coste. Todas as negociações eram feitas pelos correios e por telefone, pelo tal proprietário e que recentemente havia entrado em contato com a imobiliária para informar que o lote número 666, da Bremerton Road não estava mais disponível para aluguéis, mas apenas para venda. Desde então lembro que vários fatos estranhos ocorreram dentro da mansão e que os moradores afirmavam terem visto uma luz vermelha intensa que vinha de dentro da casa. Já o sr. Coste não informou onde seria o local para onde a casa iria ser levada após a venda e também a imobiliária Spatz não conseguiu dados ou informações sobre a companhia carregada de transportar a estrutura para maiores esclarecimentos. Pois bem, já com esses fatos misteriosos, eu já me senti atraído pelo suspense que poderia me levar ao horror e terror desta obra belíssima do Jay Anson. Eu achei que a leitura dos trabalhos de Anson são bem interessantes por ele ser meticuloso, ao mesmo tempo que ele não se prende muito, deixando logo a história seguir seu curso (o que torna tudo menos cansativo e não tira o foco dos últimos acontecimentos), prendendo você a cada momento como se algo o aguardasse para um momento intenso de acontecimentos sobrenaturais ou meramente mundanos. E gostei de verdade disso. Agora se deseja saber o que acontece com a mansão, para aonde a casa foi levada, quem a comprou e o que aconteceu com os novos moradores e todo o seu cruel enredo, apenas lendo para saber, pois aqui encerro minhas palavras para deixar o melhor desta obra a critério de suas mentes brilhantes e criativas.

Resumindo, ao lerem “666 No Limiar do Inferno” meus caros, vocês perceberão que a obra traz um universo maléfico e aterrorizante que se esconde numa casa, uma sólida mansão vitoriana, que se situa na Bremerton Road, nº 666. Em uma atmosfera densa, rodeada de surpresas sombrias, o que para os fãs do gênero nada mais é do que irresistível em seu enredo meticuloso e sobrenatural. Os amantes do estilo deram boas críticas a obra que caiu como encanto para os leitores e todos aqueles que acreditam haver mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia. Eu espero que gostem da leitura e comentem conosco o que acharam da experiência com o livro, estaremos ansiosos pelo SEU comentário. Boa leitura.

Até a próxima.

~Rodolfo Rodrigo

22 comentários em “Resenha: 666 O Limiar do Inferno, Jay Anson”

    1. É muito interessante histórias que mexem com os nossos sentidos. Eu compartilho de sua paixão pelo estilo, compreendo intensamente suas palavras, Bhárbara. Fiz questão que fosse minha primeira obra mencionada nesse belo espaço do Nerd Book’s.

      Curtir

    1. Olá, Rayanni. Tudo bem sim. É verdade foi o melhor método que eu consegui de tentar passar o que esse romance poderia conter de relevante, sem ter que dar deixas de seu contexto geral, nesse momento vi que se eu abrisse a mente de vocês para os detalhes que serão importantes para poder compreender o que ainda haveria por vir, seria a melhor maneira para se resenhar tal livro. Espero que curta a leitura.
      Beijos, linda.

      Curtir

  1. Oiii, tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livro, é um gênero que me encanta e pelo que pude perceber encontra-se uma obra dessas em sebos e seria uma ótima pedida para mim.
    Beijinhos da Morgs!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Morgs. Tudo bem sim. Mas nossa isso foi muito legal, pois eu o encontrei perdido justamente em um sebo em uma praça chamada Clementino Procópio. Foi um grande achado. Eu na época, uns10, 11 anos atrás comprei ele por R$5,00, Morgana. Percebo que és uma boa leitora por ter tido essa noção, fico feliz por isso. Comprando ali no sebo, eu adorei o custo benefício. E devorei ele tão rapidinho que acabei relendo ele novamente. O tenho até hoje.
      Bjus e até a próxima.

      Curtir

  2. Oi!!
    Eu li recentemente Horror em Amityville e pesquisei outras obra do autor e fiquei tentada a ler esse livro que você resenhou.
    Essa é primeira resenha que leio dele e agora eu preciso ler esse livro logo, esse tipo de suspense me atrai de uma forma que eu não consigo largar o livro.
    Adorei a maneira que você fez a resenha, descrevendo alguns fatos, mas sem spoiler rsrs.
    Beijão!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado, Liziane. De fato obras assim me deixam curioso e acabam fazendo algum sentido. É complicado tentar resenhar sem dar aquele spoiler, sempre estamos tentando garantir que isso não ocorra. Espero que aprecie a leitura do Jay Anson. Logo mais estaremos lendo e trazendo novos romances para todos vocês.

      Curtir

    1. Oi, Michele. Admito que o trabalho de Anson, é bem detalhista. Ele conta bem seu enredo. Mas há momentos que digamos, são crueis, principalmente no fim. É uma leitura para quem gosta de um certo, suspense, horror e terror. Pensarei em uma próxima obra, menos intrigante para ti. Um forte abraço.

      Curtir

    1. Super legal, Lilian. Tudo em seu tempo. No momento certo você o lerá. O Nerd Book’s fica feliz em poder trazer sempre novidades artísticas, literárias de séries e livros, para todos. Quando lê-lo, não esquece de nos dizer como foi a experiência.
      Um forte abraço.

      Curtir

  3. Gente que resenha interessante. Uma pena que não faça muito ou melhor não faça meu gênero. Mas gostei da sua apresentação nela toda. Parabéns pela linda resenha. Adorei a capa do livro bem instigante.

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Catharina, suas palavras são muito bem-vindas. Espero poder agradar ao público com novas resenhas e curiosidades do universo literário do Nerd Book’s. Penso em trazer uma próxima obra nacional. Irei conhecer o reality of book depois, tal como os demais que para mim aqui foram apresentados. Um forte abraço! 😊

      Curtir

    1. Oi, oi debyhsama. Fico contente por ter gostado, é uma grande responsabilidade escrever para o Nerd Book’s e seus seguidores (que são ótimos leitores), fico sempre feliz com a forma como tenho sido recebido por todos vocês. Um forte abraço, entrarei mais tarde em seu link. Beijos!

      Curtir

    1. Olá, Daniel. Ficamos feliz pelo interesse. Estarei resenhando uma nova obra dessa vez uma nacional. Esperamos poder trazer muitas culturas literárias para o dia a dia para leitores maravihosos como vocês. Um forte abraço, meu anjo.

      Curtir

Deixe um comentário