Tags

, , ,

image001

No próximo domingo, dia 26, acontece a premiação mais famosa do mundo do cinema – o Oscar. E enquanto todos correm para assistir a todos indicados para fazer apostas mais precisas, que tal conferir o que cada uma das categorias mais importantes significa?

Roteiro original e adaptado

É no roteiro que todo filme começa. É lá que se encontram as descrições das cenas, as falas dos atores e outros detalhes que, colocados em prática na produção, darão vida ao filme. Por roteiro original, a Academia considera os filmes que não são baseados em outras obras, como livros, peças de teatro ou histórias em quadrinhos. E por roteiro adaptado, aqueles cuja ideia já existia previamente em uma obra literária.

Diretor

Coordenar os mais variados aspectos de um filme com o objetivo de produzir uma obra coesa é a função principal de um diretor. E vamos combinar que isso não é nada fácil. Por isso, trata-se de uma das estatuetas mais disputadas, com uma lista grande de injustiças em sua história – Quentin Tarantino, Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock, por exemplo, nunca levaram para casa o troféu.

giphy

Melhores efeitos visuais

Às vezes, uma cena não se resolve apenas na filmagem. É preciso, na fase conhecida como pós-produção, inserir efeitos especiais para realizar a ideia de quem o idealizou – o roteirista. E é claro que na maior premiação do cinema norte-americano, especialista nisso, não ia faltar uma categoria específica para esses profissionais.

Melhor edição

Depois de filmadas todas as cenas, é chegada a hora de ir para a ilha de edição onde as mesmas serão reunidas e organizadas em uma ordem que garanta ritmo, coerência e unidade à obra. Um trabalho que, mesmo feito com softwares avançados, é feito manualmente e deve ser conduzido com bastante sensibilidade.

Ator/atriz e ator/atriz coadjuvante

O critério que define quem será indicado como ator/atriz principal ou coadjuvante é o número de votos que cada nome recebe dos membros da Academia. E geralmente não tem mistério. Melhor ator/atriz vai para aqueles que desempenharam papéis de protagonistas em suas histórias. Coadjuvantes são os papéis secundários que, vamos combinar, costumam roubar a cena muitas das vezes.

Fotografia

Como uma cena será filmada para potencializar aquilo descrito no roteiro da melhor maneira? Esta é a pergunta que o Diretor de Fotografia responde a todo momento num set de filmagem. É ele quem ajuda na decisão das melhores opções para locação, iluminação, enquadramento, lentes e movimentos de câmera.

Trilha sonora & Canção original

Por trilha sonora entende-se o conjunto de músicas instrumentais criadas exclusivamente para o filme. São aquelas músicas que dão o tom das cenas, realçando as emoções do que está sendo mostrado na tela. Por outro lado, canção original é aquela música composta especificamente para o filme e que, às vezes, se torna tão famosa quanto o mesmo, como é o caso de My Heart Will Go On, de Céline Dion, no filme Titanic.

Melhor filmeimage002

Aqui não tem muito mistério. Vence a produção que os membros da Academia elegerem como a melhor do ano anterior, concorde o resto do mundo ou não. Afinal, de que vale um grande prêmio sem uma grande polêmica, não é verdade? Para um filme ser candidato, ele deve ter estreado em um cinema comercial em Los Angeles até a meia noite do dia 31 de dezembro, ficar em cartaz por sete dias consecutivos pelo menos, possuir mais de 40 minutos e ter sido exibido em 35 mm, 70 mm ou em formato digital.

Melhor filme estrangeiro

A lógica aqui é similar à da categoria Melhor Filme, porém a produção em questão precisa ser não falada em inglês e também não precisa ter estreado em um cinema comercial nos Estados Unidos. Cada país pode indicar um filme.

Anúncios